Ao comentar a entrevista do presidente da Câmara Municipal de Louveira, Estanislau Steck, o presidente do Poder Legislativo lençoense, Humberto Pita, destacou que era com enorme prazer que ouvia as falas de seu colega sobre as mudanças incrementadas nessa cidade,
Também na oportunidade da visita e Steck e comitiva, o Dr. Pita contou um pouco da história do Legislativo lençoense, o qual, segundo destacou, estava desacreditado, e em uma situação muito difícil em relação a instâncias como o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e junto ao Ministério Público Estadual, por conta das mazelas com o erário.
“Tivemos que mostrar à comunidade e às autoridades da Justiça, todo o trabalho para resgatar a dignidade do Poder Legislativo e foi um esforço enorme para que os vereadores se vissem como era e é a sua importância em ser legislador”, comentou Pita sobre o propósito de debelar o conceito de que “vereador não é assessor da prefeitura, mas, representante de um poder que precisa estar unido e forte”.
O presidente do Poder Legislativo lençoense, contou ao seu colega louveirense um pouco de sua trajetória política no Legislativo em São Manuel, experiência profícua que o ajudou a lidar com a situação local, bem como sobre a luta em tornar o Poder Legislativo lençoense forte e coeso.
E ao ouvir as palavras do presidente de Louveira, disse ter ficado “extremamente contente porque é similar ao que se faz por aqui”, destacando que “a ideia é mesmo a de que o povo se reconheça na sua Câmara e que tenha a certeza de que o dinheiro público seja utilizado de maneira digna e honrada”.
Sobre a cidade, Pita diz ao colega que é boa, ainda que faltem empresas novas, com a consequente geração de empregos. Comentou que o parque industrial precisa ser renovado com novos empreendimentos e por isso defende uma política de incentivos. Por outro lado, lamentou a queda da arrecadação e que a prefeitura não tenha conseguido pagar o aumento de salários que os servidores merecem receber.
“A sua visita é muito importante”, disse à Estanislau Steck, “bem como seu depoimento, o qual vem ao encontro a tudo ao que pensamos, pois, o Poder Legislativo, tem mesmo forte, coeso e fiscalizador”.
Pita ainda falou sobre a importância da alternância e arejamento do poder e que, sim, político, “pode e deve ser honesto, transparente”, como é o visitante de Louveira.
E Steck, ao final, agradece pela acolhia e falou sobre a dificuldade de se imprimir mudanças, principalmente, porque, conforme destaca “mexe com interesses, por vezes, escusos. É a chamada mudança de paradigma! É preciso ter vontade política, mas, também, fé!”