Símbolos

BRASÃO DAS ARMAS

 

Brasão de Lençóis Paulista

 

O Brasão de Armas do Município de Lençóis Paulista foi idealizado pelo Prof. Laudelino de Lima Rolim e adotado oficialmente pela cidade em janeiro de 1955, por meio da Lei Municipal nº 189, decretada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito da época, Sr. Virgílio Capoani. Abaixo a explicação da composição do Brasão.

 

Justificativa

O escudo redondo, também conhecido como português, espanhol, ou ainda clássico, foi escolhido para solidarizar-se com o tipo já tradicional para quase todas as cidades, não só de São Paulo, como de outros pontos do Brasil, filiando-se assim, às origens de nossa formação.

A cruz romana retilínea, azul celeste, que divide os quartéis, simboliza em primeiro plano a fé cristã dos lençoenses, sempre uníssonos e inalteráveis em sua crença religiosa. O céu azul celeste lembra o nosso céu brasileiro e também as esperanças de todos numa vida celestial.

O archote de ouro, empunhado por uma mão viril, no primeiro quartel, símbolo heráldico do saber, das luzes e do progresso, evoca nossas escolas, nossas atividades espirituais e os altos ideais dos lençoenses no amor à sua terra; e no branco de prata do campo deste quartel, a pureza dos seus sentimentos.

Um pé de cana de açúcar, ao natural, no campo amarelo ouro do segundo quartel, caracteriza o elemento básico da agricultura e do povoamento de Lençóis Paulista. Graças à cana de açúcar, o município ocupa posição de destaque no conjunto dos grandes centros do Estado de São Paulo. O amarelo ouro do campo lembra a riqueza que representa a cana de açúcar para o Município, para São Paulo e para o Brasil.

O mapa do Estado de São Paulo, vermelho, em campo branco e, sobrepostas, seis linhas sinuosas azuis, no terceiro quartel, elucida a origem de Lençóis Paulista, cujo histórico é o seguinte:

Uns fazem crer que o nome de Lençóis lhe veio da grande quantidade de capim “Favorito”, que no século XIX cobria as extensões baixas. Outros, ao invés, dizem que os excursionistas primitivos embateram-se com uma grandiosa florada de gabirobal, que se estendia de modo surpreendente pelos campos, tomando aspecto de um colossal lençol.

Há ainda quem diga, aliás, o que é mais certo, que um dos tributários do rio Tietê, o atual Lençóis, que nasce na Serra dos Agudos, desembocando naquele rio, formava lençóis brancos de espuma. Os excursionistas que faziam o trajeto fluvial do Tietê a Goiás, chegando ao rio Lençóis, diziam: “Chegamos ao rio dos lençóis.”

Mais tarde, o aventureiro Francisco Alves Pereira, subindo o rio, veio dar com esta região, batizando-a com o nome que trazia das margens do Tietê, isto é, Lençóis. E hoje, depois de haver possuído o nome de Ubirama, que na língua guarani significa “Terra da Cana”, esta cidade volta a possuir o nome primitivo, diferenciado da Lençóis baiana pelo acréscimo da palavra “Paulista”, justificando o seu Estado, o glorioso São Paulo, que é representado em vermelho, significando o sangue dos Bandeirantes derramado em prol da prosperidade. O campo branco lembra os lençóis avistados pelos primitivos excursionistas, e as linhas sinuosas azuis, representam o rio com o mesmo nome, que passa ao lado da cidade, e por onde os excursionistas também, outrora, navegavam.

A roda de engrenagem e a cabeça com capacete alado em amarelo sombreado sobre campo vermelho caracterizam e enobrecem o trabalho progressista da indústria e do comércio, levado a efeito pelos seus filhos queridos, cuja tenacidade e fibra são representadas pelo vermelho do campo.

A coroa mural é a mesma da simbologia heráldica luso-brasileira. Nos suportes, os ramos de cana de açúcar e de café assinalam os produtos agrícolas que mais têm cooperado para a riqueza do município.

A divisa “Pro Deo, Pro Patria” (Por Deus, Pela Pátria), de prata e num listal vermelho, traduz os fatores de incentivo ao progresso do município, concitando os lençoenses a trabalhar com fibra, fé e sem descanso para o engrandecimento crescente de sua terra, para o progresso de São Paulo e para a glorificação da Pátria comum, nosso querido BRASIL.



BANDEIRA

 

A Bandeira de Lençóis Paulista foi instituída pela Lei n° 773 de 19 de abril de 1966, na gestão do Prefeito Dr. Paulo Zillo.

Cores e Justificativas

Suas cores são: amarelo, verde, azul e branco.
Os campos amarelo e verde representam as riquezas de Lençóis Paulista, frutos de sua lavoura, da sua indústria e do seu comércio.
A faixa azul representa o céu e o Rio Lençóis, verdadeiro espelho a refletir a imagem do céu da terra lençoense.
As faixas brancas que ladeiam a faixa azul levam consigo o tom lírico da poesia cantada no Brasão da cidade: "a espuma branca do Rio Lençóis".
Com letras brancas sobre a faixa azul, temos a divisa "Pro Deo, Pro Patria", colocada não apenas para lembrar o brasão da cidade, mas sobretudo para que o ideal lençoense ressoe em todos os campos onde a bandeira for desfraldada.
 
Dimensões e Esquartelado
  
1 - Altura: 14 módulos - Comprimento: 20 módulos.
2 - Altura foi dividida em tres partes iguais. O 2º têrço, por sua vez foi dividido em oito partes iguais, para determinação dos ráios dos arcos que formam as linhas sinuosas que dividem a superfície.
3 - Comprimento, tanto na horizontal superior, como na horizontal inferior foi dividido em cinco partes iguais, para determinação dos centros dos arcos que formam as linhas sinuosas traçadas.
4 - Para a divisão da superfície foram traçadas quatro linhas sinuosas. Contando de cima para baixo, e citando apenas o centro dos primeiros arcos, que coincide com o vértice superior esquerdo da bandeira, temos: (a) Primeira linha (limite da faixa branca com o espaço amarelo) tem ráio igual a 1/3 da altura; (b)Segunda linha (limite da faixa branca com a faixa azul) está afastada da linha anterior um comprimento equivalente a 1/8 do têrço da altura; (c) Terceira linha (limite da faixa azul com a faixa branca inferior) está afastada da 4ª linha sinuosa uma distância igual a 1/8 do têrço da altura da bandeira. (d) Quarta linha (limite da faixa branca inferior com o campo verde) tem ráio igual a 2/3 da altura da bandeira.
5 - A altura das letras corresponde a 4/8 de 1/3 da altura da bandeira. As letras estão equidistante das faixas brancas. (Distência igual a 1/8 da altura da bandeira).
 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!