Ouvir a Notícia
Em janeiro deste ano, o vereador Manoel dos Santos Silva foi surpreendido com a informação de que o Ministério do Trabalho pretendia fechar o posto de atendimento no CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) neste semestre. Como presidente da Câmara, Manezinho agiu imediatamente para evitar este prejuízo aos trabalhadores lençoenses e para reverter a decisão. A boa notícia é que nesta semana foi confirmado: o posto do Ministério do Trabalho não será fechado e terá sua atuação ampliada.
Na verdade, o posto local foi elevado à classificação de Agência Regional do Trabalho. Isso significa que virão mais funcionários federais e mais serviços serão prestados aos usuários, tais como entrada de pedido do seguro desemprego, homologações trabalhistas e emissão de documentos - como a Carteira de Trabalho Digital, por exemplo. Desde segunda-feira, dia 3, os escritórios de contabilidade já estão usando o posto para agendar as rescisões na agência do MTB em Lençóis.
“Fiquei feliz em saber que nossa luta deu resultado imediato. Conseguimos evitar que o posto do Ministério do Trabalho fosse fechado e que passasse a atender as cidades da região (Lençóis, Macatuba, Borebi e Areiópolis) com mais serviços. E mais: o Ministério do Trabalho já designou funcionário para assumir a chefia do posto em Lençóis”, confirmou.
A programação do Ministério do Trabalho é fechar postos de atendimento em várias cidades. No caso de Lençóis Paulista, sempre que o trabalhador local tivesse que resolver uma demanda que envolvesse o Ministério do Trabalho teria que se deslocar até a sede do órgão em Bauru. “É óbvio que a população lençoense seria prejudicada. Além da distância até Bauru, da dificuldade e dos custos de locomoção, o trabalhador teria que enfrentar filas de espera para ser atendido. A medida prejudicaria trabalhadores e empregadores”, comentou o vereador.
Acompanhado do funcionário do posto no CAC, Linderson Masson, Manezinho procurou o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, em São Paulo, no dia 21 de janeiro, que marcou audiência com o superintendente regional do Ministério do Trabalho, Eduardo Anastasi para rever o caso. “Toda nossa mobilização para evitar o fechamento do posto no CAC deu resultado”, confirmou Manezinho.
No dia 22 de março foi publicada portaria designando o servidor federal Paulo Roberto da Silva Ramos para função de chefe de agência regional do MTB em Lençóis. O posto do Ministério do Trabalho fica no CAC e atende trabalhadores de Lençóis Paulista, Macatuba, Borebi e Areiópolis. “Quero agradecer de forma muito especial o deputado Arnaldo Faria de Sá pelo empenho em nos ajudar a defender os interesses dos trabalhadores e empregadores de nossa cidade e das cidades vizinhas.
Nas fotos, Manezinho e Linderson Masson em reunião com o deputado Arnaldo Faria de Sá, em São Paulo, e reprodução da portaria publicada no Diário Oficial
Publicado em: 06 de abril de 2017
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara