Notícias

Ouvir a Notícia


Conheça os locais históricos que já abrigaram a Câmara Municipal

A Câmara Municipal, nos seus 159 anos de existência em Lençóis Paulista, já passou por muitos lugares. Da antiga Rua do Comércio (atual XV de novembro) para a Praça das Palmeiras, até o local atual, a Casa do Povo já passeou bastante

Imagem de 1740582687438-214

 

A PRIMEIRA CÂMARA

Há pouca informação sobre as dependências da Câmara Municipal nos primórdios da cidade. No livro Lençóis Paulista - Primeiro Centenário, de 1958, o historiador lençoense Alexandre Chitto afirma que a sessão inaugural aconteceu “nas proximidades da atual ‘Biquinha’”.

 
Recorte de Lençóis Paulista - Primeiro Centenário, 1958, p. 8.

A biquinha mencionada no texto pode ser a da atual Praça “Lúcio de Oliveira Lima”, na Rua Anita Garibaldi, porém, este fato significaria que a Câmara ficava bem afastada da Rua do Comércio (atual Rua XV de novembro), numa área ainda praticamente inóspita da cidade.

É provável que a Câmara tenha passeado pelo centro nos primeiros anos de Lençóis, já que parte do seu orçamento era destinado ao aluguel das dependências, de acordo com a discriminação de gastos da época, encontrada em documentos antigos.

 

ANTES DE 1940

Planta de Lençóis Paulista de 1939, do Arquivo Municipal/IGC

 

Em 1939, ano do mapa acima, não consta menção à Casa de Leis, então somos levados a supor que, na época, mesmo já com os Poderes separados, Prefeitura e Câmara ainda compartilhavam um imóvel. Essa configuração se manteria ainda por alguns anos.

O edifício no local onde antes se encontrava a Prefeitura e a Câmara, Rua Xv de novembro, nº 485, hoje ainda tem uma fachada típica da arquitetura colonial brasileira do início do século XX.  O prédio foi por muito tempo a farmácia Drogaria Lençóis, que recentemente foi desativada. 

 

NO MUSEU

Deixando a Rua XV em meados de 1940, a Prefeitura e a Câmara descem a Rua Cel. Joaquim Anselmo Martins (na época, Rua Tibiriçá), e se instalam no famoso prédio onde hoje se encontra o Museu Alexandre Chitto, na esquina da Avenida 25 de janeiro.

 

Prédio do Museu quando ainda era Prefeitura e Câmara

 

O prédio de estilo colonial e neoclássico teve uma história bem movimentada. Alexandre Chitto conta um pouco de suas origens em um de seus livros, e o texto foi republicado na coletânea História de Nossa Gente (2008).

Segundo Chitto, o prédio, construído pelos irmãos Pettenazzi na virada do século XX, já foi palco de grandes festas realizadas pela família Pentagna e pelo poderoso Coronel Leite, de Agudos. Este último teria vendido a casa ao poder público.

 

DE VOLTA À RUA XV

Em 1975, a Câmara finalmente se separa da Prefeitura ao adquirir o andar superior de um prédio na Rua XV de novembro. A aquisição é citada nos discursos da última sessão de 1975. Os vereadores comemoram a independência do Legislativo e mencionam que agora, com mais espaço, a Prefeitura poderia aproveitar melhor seu imóvel.

 


Foto de 1976, logo após a instalação da Câmara Municipal no local

 

O edifício da Câmara de 1976 ainda está de pé. Continuou sendo agência bancária até o começo dos anos 2010, e, depois da transferência da Caixa Econômica Federal para a Rua 25 de janeiro, passou ao comércio. Hoje, ainda é possível perceber detalhes da antiga fachada.

 

UM NOVO PAÇO

Pouco depois, em 1981, inaugura-se o Paço Municipal, também conhecido como a Praça das Palmeiras, em frente à escola estadual Virgílio Capoani.

De acordo com as discussões entre os vereadores da época registradas em atas, tanto o prédio da Prefeitura quanto o da Câmara precisavam de reformas por conta do uso intenso e do tempo. Então, o prefeito à época, Ézio Paccola, decidiu construir um prédio exclusivo para essas duas finalidades, o prédio que está até hoje no mesmo endereço.

 

 

O prédio do Paço Municipal é dividido em dois blocos: norte e sul. O bloco norte, onde hoje se encontra o Plenário da Câmara Municipal, é, com certeza, um dos prédios modernistas mais chamativos da cidade.

Com suas fendas verticais e paredes anguladas de concreto típicos da arquitetura da Escola Paulista, não há quem passe pelo endereço sem se perguntar o que acontece ali.

Em 2023, o Paço Municipal passou por uma revitalização que devolveu ao espaço algumas das características originais do projeto que tinham se perdido com o tempo, como seus espelhos d’água. A reinauguração contou com a presença do ex-prefeito Ézio Paccola, na ocasião com 93 anos de idade.

 

MAIS ESPAÇO PARA A CÂMARA

Com cinco escritórios pequenos e uma sala de reunião nos fundos, não demorou muito para que o edifício do Paço se tornasse pequeno demais para as demandas do Legislativo. Em 1997, então, a Câmara aluga um espaço do outro lado da Avenida Brasil para abrigar parte dos servidores, criando assim um Setor Administrativo da Câmara separado do Plenário.

O Setor Administrativo ganha outro espaço em 2001, na Rua Pedro Natálio Lorenzetti, nº 180 que, em 2005, sobe para o número 950, ao lado do Paço Municipal (hoje é a Casa Abrigo Amorada). A separação dos servidores só se resolveria em 2013...

A SEDE ATUAL

O imponente prédio de vidros espelhados que hoje é a Sede Administrativa da Câmara foi inaugurado em 2013. Após ser locado para o Legislativo, ele se tornou o novo local de trabalho de todos os servidores da Casa, hoje já necessitando de expansão.
 
Ele não foi construído especificamente para a Câmara Municipal, mas a proximidade com a Prefeitura (em tempos em que o papel ainda tinha sua importância) e o tamanho adequado para a quantidade de servidores foi suficiente para que a Câmara lençoense se interessasse por ele.
 

 

É aqui que os vereadores e assessores trabalham diariamente, em seus gabinetes nos andares térreo e segundo. No primeiro andar, fica a Secretaria e os departamentos de Contabilidade, T.I., Recursos Humanos, Licitações, Controladoria e Assessoria Jurídica.

O Plenário, no edifício da Praça das Palmeiras, continua fazendo parte da Câmara. É nele que as sessões legislativas acontecem, e, no ano passado, o setor de Comunicação se instalou ali. No auditório, há uma galeria com retratos de todos os presidentes desde 1948, uma copa, uma sala de reunião, dois escritórios e uma cabine de transmissão.
 
Na Sede Administrativa da Câmara, você pode visitar o gabinete dos vereadores, conversar com os assessores e também tirar suas dúvidas, fazer reclamações e solicitar documentos. O atendimento acontece das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Venha fazer uma visita!
 
 

Setor Administrativo
Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 970 - Centro

 

Plenário e Sala das Sessões “Mário Trecenti”
Praça das Palmeiras, 55 - Centro

 


Publicado em: 27 de fevereiro de 2025

Publicado por: Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: História da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 1º de agosto de 1872, as paróquias de todos os cantos do Império do Brasil mandaram às casas das redondezas formulários que deveriam ser preenchidos pelos chefes de família e depois devolvidos, para que fosse feito o primeiro censo demográfico...
  A Câmara Municipal de Lençóis Paulista convida a população para prestigiar a cerimônia de posse dos novos representantes do Legislativo e Executivo, eleitos no pleito de 06 de outubro e que assumirão seus mandatos em 1º de janeiro de 2025....
Antonio Dias de Oliveira nasceu em 5 de outubro de 1952 na antiga Fazenda Círios, que hoje se chama Fazenda Rio Claro. Foi o primeiro filho do agricultor Lazinho Dias de Oliveira com a dona de casa Emília Dias de Oliveira (hoje com 93 anos). Era i...
A Câmara Municipal de Lençóis Paulista, por meio de suas comissões permanentes, realiza nos próximos dias uma série de audiências públicas para análise das contas municipais referentes ao segundo quadrimestre do ano. Essas reuniões possuem realiza...
  No dia 3 de maio de 1948, na 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Lençóis Paulista (à época Ubirama), o presidente Gino Augusto Antônio Bosi apresentou aos vereadores um abaixo assinado da população pedindo a troca do nome da cidade, de U...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!