Ouvir a Notícia
Antonio Dias de Oliveira nasceu em 5 de outubro de 1952 na antiga Fazenda Círios, que hoje se chama Fazenda Rio Claro. Foi o primeiro filho do agricultor Lazinho Dias de Oliveira com a dona de casa Emília Dias de Oliveira (hoje com 93 anos). Era irmão de Ademar Dias de Oliveira, Aparecida Maria Dias de Oliveira Fernandes, Benjamin Dias de Oliveira (in memorian), Cesar Dias de Oliveira e Rosemeire Dias de Oliveira Blanco.
Na infância, cursou o primário no então Grupo Escolar “Esperança de Oliveira”, e mais tarde concluiu o segundo grau na escola “Virgílio Capoani”. Depois, no Colégio Comercial Municipal de Lençóis Paulista, se tornou Técnico em Contabilidade.
Registro da formatura de Oliveira no Colégio Comercial Municipal de Lençóis Paulista.
INFÂNCIA E A PRIMEIRA LEGIÃO
Oliveira era muito estudioso, como ainda lembra sua irmã Aparecida Maria Dias de Oliveira Fernandes. “Eu acordava e ele já estava na mesa, com livros, estudando. Meu pai se orgulhava muito dele e de seu esforço, e a sua professora à época, a professora Ana Maria Zillo, demonstrava um grande carinho por ele.”
Ainda menino, Antonio Dias de Oliveira trabalhou cortando cana no campo. Em seguida, foi convidado a fazer parte do primeiro grupo de legionários mirins de Lençóis Paulista. “Um dia os meninos estavam jogando bola e apareceu o Jeep da polícia. Eles conversaram com a molecada e daí surgiu a primeira Legião”, conta sua irmã.
Pela instituição, teve a oportunidade de trabalhar na empresa Organização Contábil Capelari e, mais velho, chegou até a ser mascate, vendendo enxovais nos sítios das redondezas da cidade com a irmã Aparecida.
JUVENTUDE E TRABALHO
Com a ajuda financeira do pai, iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito de Bauru, mas por causa do falecimento prematuro de seu Lazinho, teve de conciliar os estudos com o trabalho, já que se tornara “arrimo de família”. Acabou concluindo o curso na Faculdade de São Carlos, onde também participou do Diretório Acadêmico.
Nesse meio tempo, Oliveira atuou como bancário, foi funcionário da Usina Barra Grande, Corretor de Imóveis e, finalmente, professor. Ele voltou como professor à escola onde tinha cursado o segundo grau, a então chamada E.E.P.S.G. “Virgílio Capoani”, e, além de também dar aulas em outras escolas de Lençóis, foi professor em Macatuba. Na Prefeitura, trabalhou por um curto período na Secretaria Municipal de Educação.
Em 1988, Antonio Dias de Oliveira decidiu se desafiar a ser político, e se lançou como candidato a vereador pelo antigo Partido da Frente Liberal (que mais tarde se tornou o Democratas e hoje é o União Brasil). Oliveira acabou sendo eleito com 335 votos por sorte: uma decisão do TSE, que na época reavaliou os dados do censo do IBGE, determinou que Lençóis aumentasse o número de cadeiras do Legislativo de 13 para 17.
ATUAÇÃO NA CÂMARA
Já nos primeiros anos na Câmara, Oliveira demonstrou preocupação com a Educação em Lençóis Paulista, que em sua opinião não recebia investimento o suficiente por parte do Executivo, àquela época chefiado pelo prefeito Ézio Paccola. Ele sugeriu em diversas sessões que a Prefeitura custeasse a viagem de estudantes lençoenses que faziam cursos que não existiam aqui na cidade.
A reforma da Delegacia de Ensino no começo dos anos 1990, reformas de Escolas Municipais e a isenção de taxas de inscrição em cursos técnicos são outros exemplos de lutas relacionadas à Educação travadas por Oliveira durante sua vida política na Câmara. Ele frequentemente questionou o Executivo sobre os salários dos professores da cidade.
Em outros assuntos, Oliveira se destacou por fazer a defesa da independência do Legislativo e pela criação de um Projeto de Lei para que a prefeitura abrisse abrigos exclusivos para mulheres vítimas de violência doméstica. Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Lençóis Paulista no biênio 1993-1994 e sua atuação ativa na Casa de Leis garantiu sua reeleição por três vezes, sendo vereador até o ano de 2004.
Oliveira em um evento estadual representando a Câmara Municipal de Lençóis Paulista.
Faleceu aos 55 anos, vítima de um câncer de pulmão, em 21 de junho de 2008, deixando a esposa Dulcinéia Oliveira Prado e os filhos Tatiane Aparecida Dias de Oliveira, Taise Dias de Oliveira e Renan Prado Dias de Oliveira.
A MEDALHA COM SEU NOME
A medalha “Vereador Antonio Dias de Oliveira”, que foi instituída pelo Decreto Legislativo Nº 6 de 2015, e foi uma ideia do servidor da Câmara Municipal Eduardo de Almeida Silva, acatada pelo então presidente Anderson Prado de Lima (2015-2016). A medalha reconhece o esforço escolar dos alunos lençoenses e tem o objetivo de estimulá-los a seguir o caminho acadêmico.
Registro da entrega das medalhas do ano de 2023.
Este ano, a cerimônia, muito aguardada pelas escolas lençoenses, acontecerá no Espaço Cultural "Cidade do Livro" (R. Pedro Natálio Lorenzeti, 286, Centro) no dia 12 de dezembro, às 19h30, e estão todos os cidadãos convidados. Abaixo, você confere a lista dos alunos que receberão a medalha.
EMEF “PROFª IDALINA CANOVA DE BARROS”
Samuel Henryque Ferreira de Araujo
Maria Eduarda Ferreira
EMEF “PROF EDWALDO ROQUE BIANCHINI”
João Gabriel Dias da Silva
EMEF “PROFª MARIA ZÉLIA CAMARGO PRANDINI”
João Vinicius Jugica Teixeira
EMEF “ESPERANÇA DE OLIVEIRA”
Gabriela Vachi de Oliveira
EMEF “LUIZ ZILLO”
Maria Clara Ribeiro Rios
EMEF “HELDER PACCOLA”
Ana Laura Aparecida Sabino
EMEF “PROFª GUIOMAR FORTUNATA CONEGLIAN BORCAT”
Lara Rozário Maciel
EMEF “PROFª LINA BOSI CANOVA”
Lara Paixão Morais
Gabriely Santana dos Santos
EMEIF “IRMA CARRIT”
Hyllam Ramon Santiago de Lima
EMEIF "AMÉLIA BENTA DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
Emanuely Vitória Cardoso
EMEIF “PROF NELSON BROLLO”
Geovanna Lais Dias
EMEIF “ PHILOMENA BRIQUESI BOSO”
Heloiza Suelen Luciano
Pedro Antônio Luciano
E. E. “DR. PAULO ZILLO”
Eduardo Santana
Gabriel Andrade Soares
E.E. “PROFª LEONINA ALVES CONEGLIAN”
Ana Laura da Silva Rezende
Maria Clara de Godoi
E.E. “PROFª ANTONIETA GRASSI MALATRASI”
Caio Rodrigues Carvalho
Davi Lucas de Souza Pereira
E.E. “PROFª VERA BRAGA FRANCO GIACOMINI”
Vitor de Oliveira Maciel
Poliana Oliveira Lima
E.E. “VIRGÍLIO CAPOANI”
Alyson Leandro de Carvalho Rodrigues
Rainne Pereira Carvalho
E. E. “RUBENS PIETRARÓIA”
Gabriela de Góes Generick
Marjorie Laviny da Costa Silva
COOPERELP
Beatriz Soares Artioli
Anna Odagawa Utida
Lívia Pereira Laurindo
COLÉGIO SÃO JOSÉ
Enrico Volpon de Oliveira
Maria Eduarda Brunette de Gois
Bárbara Noronha Gonzaga de Oliveira
COLÉGIO PORTINARI LENÇÓIS
Isabela Pessoa
Sophia Lorena da Rosa
Carlos Eduardo Alves Torres
ETEC CIDADE DO LIVRO
Pedro Carrillo Voros
ESCOLA SESI-SP ALBERTO TRECENTI
Giovana Ferrarezi Machado
Isabella Tamborim Lopes
Roger Henrique Diegoli dos Santos
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Alice de Fátima Tiburtino
EMEF "ELIZA PEREIRA DE BARROS"
Ana Luisa Ionta Lério
EMEIF "MARIA TEREZA DA SILVA COELHO JACON"
Isabelly Duque Alves
ANHANGUERA
Rubens Guilherme Cesário Maconi
UNIVESP
José Roberto Bazucco
COLÉGIO WINNER - PEIXINHO FELIZ
Alice de Campos Maffei
EMEIF "NELSON FAILLACE
Arthur Henrique de Souza
CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO INTEGRAL ORÍGENES LESSA
Renan Ferreira Mesquita
Publicado em: 05 de dezembro de 2024
Publicado por: Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: História da Câmara