Ouvir a Notícia
No domingo, às 20h, no Santuário Nossa Senhora da Piedade foi realizada a entrega de título de Cidadão Lençoense ao padre Paulo Bronzato Silva. O decreto legislativo foi de autoria do presidente do Legislativo, Anderson Prado de Lima (PV) e concede o título ao padre Paulo em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade e pela relevância contribuição no exercício de seu sacerdócio em Lençóis Paulista.
Histórico padre Paulo Bronzato
Nascido em Botucatu no dia 8 de novembro de 1987, o Padre Paulo Bronzato Silva é filho de Paulo Sérgio Silva e Márcia Regina Bronzato Lemos. Morou com seus avós maternos Pedro Bronzato e Dorothi Adelinda José Bronzato, e com sua mãe, até entrar para o seminário no ano de 2005.
Após a Primeira Eucaristia passou a ser coroinha da paróquia, chegando a ser por dois anos coordenador da respectiva pastoral. Foi quando começou a sentir, mais intensamente, a vontade de ser padre, que aumentou após o recebimento do sacramento da Crisma.
Ao mesmo tempo em que sentia o desejo de ser padre, também tinha uma inclinação para o campo da comunicação, almejando fazer faculdade de jornalismo. No final do ano de 2004 foi aceito no Seminário e, ao mesmo tempo, teve boa colocação no vestibular para cursar jornalismo na Unesp de Bauru, mas optou pelo seminário.
O ingresso aconteceu no dia 30 de janeiro de 2005. Fez dois anos de Propedêutico em Botucatu. Em 2007, começou a cursar a Faculdade de Filosofia em Marília no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, tendo concluído o curso em 2009. Em 2007 e 2008 atuou na Paróquia São Joaquim de Igaraçu do Tietê e em 2009 na Paróquia Senhor Bom Jesus, de Pratânia.
Entre 2010 e 2013, cursou Teologia na Faculdade João Paulo II, em Marília. E ao final de 2009, com a troca de comando na Paróquia de Pratânia, foi chamado para trabalhar em Lençóis Paulista no Santuário Nossa Senhora da Piedade com o Monsenhor Carlos, chegando a Lençóis Paulista no dia 5 de fevereiro de 2010.
Entre janeiro de 2011 e julho de 2012, fez pós-graduação lato sensu em Comunicação pela PUC-SP.
Nos anos de 2012 e 2013, foi chamado a realizar o estágio pastoral na Paróquia São Pedro e São Paulo de Lençóis Paulista junto com Padre Marcelinho. No ano de 2014, foi enviado para o Ano Pastoral na Diocese de Ipameri, em Goiás, para a vivência de uma experiência missionária. Tendo regressado em novembro, foi ordenado diácono no dia 19 de dezembro na Catedral de Botucatu.
Posteriormente, foi designado para, no mês de janeiro de 2015, novamente ajudar na Paróquia São Pedro e São Paulo a fim de coordenar a celebração da Dedicação da Nova Matriz.
A partir de fevereiro, passou a exercer o ministério do diaconato no Santuário Nossa Senhora da Piedade. Por nomeação do Arcebispo, passou a presidir, na Arquidiocese, a Comissão para Educação, Cultura e Comunicação, que engloba todas as pastorais ligadas a essa área.
Foi ordenado padre no dia 2 de maio de 2015 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Botucatu, tendo celebrado suas primeiras missas em Lençóis Paulista, no dia 9 de maio, no Santuário, e depois no dia 10 de maio na Paróquia São Pedro e São Paulo.
No mês de junho, o Arcebispo o notificou de sua transferência para a Paróquia Menino Deus, em Botucatu, que deverá acontecer no início de setembro deste ano.
Publicado em: 24 de agosto de 2015
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara