Ouvir a Notícia
Após a audiência pública com o diretor de finanças, foi a vez do diretor de saúde, Márcio Santarém apresentar a prestação de contas do 1º quadrimestre de 2015. O diretor comentou sobre a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que realizará atendimentos emergenciais e disse que a rede realizou neste quadrimestre aproximadamente 28 mil atendimentos, contando com os realizados pela UBS do Núcleo Habitacional Luiz Zillo. Desse total, apenas 247 foram de urgência e emergência, segundo levantamento apresentado pelo diretor.
Tanto a bancada do PSDB como os vereadores da mesa elogiaram o diretor de saúde pela inauguração da UPA. Nardeli da Silva (PROS) elogiou o diretor pela “prontidão em atender os pedidos e necessidades da população. Ao todo já conseguimos transferir 179 pacientes que precisavam de um atendimento diferenciado e deu certo”.
O vice-presidente do Legislativo, o vereador Humberto José Pita (PR) também utilizou a tribuna da Câmara para perguntar ao diretor sobre o trânsito entorno do Hospital Nossa Senhora da Piedade. “Com o funcionamento da UPA, muitas famílias que precisam do atendimento de urgência e emergência vão até a UPA de carro e não há local para estacionar. Há pessoas que estacionam o veículo cedo e só saem no fim da tarde. Como está sendo visto por vocês o trânsito naquela região?”, perguntou o vereador, que sugeriu área azul em volta ao HNSP, instalação de um semáforo no cruzamento das ruas Piedade e Geraldo Pereira de Barros e ainda redução de velocidade nas proximidades da UPA.
O diretor informou que irá solicitar ao departamento de trânsito faixas para estacionamento de motos próximo a UPA e irá analisar a questão do trânsito no entorno do HNSP. A bancada do PSDB também informou que irá solicitar uma faixa amarela próximo a UPA e Hospital para que um trecho fique a disposição dos pacientes do HNSP e as vagas não sejam utilizadas por funcionários públicos que trabalham na creche, diretoria de ensino ou cozinha piloto.
Mal atendimento
O vereador do PSDB, Francisco de Assis Naves, o Chico Naves, contou ao diretor de saúde sobre reclamações da população com relação ao atendimento nas unidades de saúde. “Várias pessoas já vieram até mim e disseram que foram mal atendidas por pessoas que trabalham nos postos de saúde”, relatou o vereador.
Santarém informou que a saúde conta com aproximadamente 700 funcionários e todos são orientados para praticar o bom atendimento. No caso do mau atendimento, Santarém orientou para que as denúncias sejam formalizadas para a comissão civil que irá instaurar um processo e tomar as providências cabíveis.
Diferenças salariais
Anderson Prado de Lima, presidente da Casa de Leis pediu esclarecimentos sobre as diferenças salariais de enfermeiras e funcionários que trabalham na mesma função e são contratadas pelo HNSP, Ocas e Prefeitura Municipal. Santarém informou a variação salarial ocorre em função da diferença das tabelas usadas pelo sindicato.
Publicado em: 27 de maio de 2015
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara