Compete a supervisão dos trabalhos que envolvem a Secretaria Legislativa, orientando e coordenando os sistemas implantados, corrigindo seus erros e apontando sugestões para a melhoria contínua do processo legislativo; orientando, coordenando e auxiliando o sistema de arquivamento dos documentos, buscando aprimorar continuamente a sua busca dentro dos sistemas implantados.
Acompanhar e controlar o cumprimento de prazos de quaisquer procedimentos administrativos; organizar o sistema de controle de retirada e devolução de processos administrativos, de Projetos de Leis, de Resolução e outras normas.
Elaborar e encaminhar aos Vereadores, com antecedência, a pauta das sessões legislativas contendo as matérias do EXPEDIENTE e ORDEM DO DIA.
Zelar pela perfeita organização dos autos de procedimentos, verificando os termos da autuação, numeração de páginas e juntada de documentos e suas respectivas assinaturas.
Controlar o sistema de protocolo, mantendo-o em ordem cronológica.
Coordenar a elaboração de pareceres técnicos em geral a serem encaminhados aos Vereadores, às Comissões e à Presidência, bem como os pareceres técnicos sobre as matérias apresentadas pelo Executivo, versando sobre sua elaboração legislativa.
Atender aos pedidos de informações do serviço de auditoria e controladoria interna em assuntos pertinentes a área legislativa.
Participar diretamente das sessões legislativas, elaborando de imediato e quando possível, a redação de ofícios, retificação de textos, correção ou alteração da pauta, digitação de pequenos documentos a pedidos de Vereadores, e esclarecimento de eventuais dúvidas sobre a tramitação de propostas legislativas.