Autoridades locais tentam reverter decisão do Estado que fecha a Delegacia à noite, nos finais de semana e feriados; plantão da Polícia Civil vai para Bauru a partir de 1º de dezembro

Reunião na manhã desta quarta-feira, dia 25, na sede do Poder Legislativo, colocou os 12 vereadores e o prefeito Anderson Prado de Lima em mobilização para defender a segurança pública em Lençóis Paulista. O município foi informado que, a partir de 1º de dezembro, o plantão da Polícia Civil na cidade e na região será transferido para Bauru. Na prática, a Delegacia de Polícia Civil só vai funcionar das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Uma portaria assinada pelo delegado Seccional Luciano de Barros Faro põe fim ao plantão da polícia civil local à noite, nos finais de semana e feriados. Qualquer ocorrência grave ou flagrante policial atendido pela Polícia Militar em Lençóis Paulista (e mais 17 cidades) no horário de plantão e que demande deliberação do delegado deverá ser tratada em Bauru, no chamado Plantão Unificado de Atendimento.

O atendimento será exclusivo para os policiais militares das 18 cidades da região que encaminharem ocorrências no horário de plantão e acontecerá no prédio da Central de Polícia Judiciária, que fica na quadra 23 da avenida Rodrigues Alves.

A medida que visa economizar recursos desagradou as autoridades locais. Vereadores e prefeito fizeram uma reunião para tratar especificamente do assunto e se mobilizarem contra a decisão. A portaria contraria as discussões e reuniões dos últimos anos junto à Secretaria de Segurança Pública em que Lençóis reivindica reforço às forças policiais, especialmente neste período de crescimento populacional por causa das obras da Bracell.

Os vereadores redigiram Moção de Apelo endereçada à Delegacia Seccional de Polícia, Secretaria de Segurança Pública e a cúpula do Governo do Estado. As autoridades locais tentam convencer as autoridades estaduais a reverterem a decisão e manterem aberta ou de sobreaviso a Delegacia de Polícia à noite, nos finais de semana e feriados.