Reunião na Câmara de Vereadores o futuro do serviço de equoterapia oferecido em Lençóis Paulista

Uma reunião na tarde da segunda-feira, dia 20 de agosto, debateu na Câmara de Vereadores o futuro do serviço de equoterapia oferecido no município. O programa funciona há mais de 15 anos no recinto de exposições da Facilpa durante todo o ano, através do Associação Equus Vita, atendendo gratuitamente pessoas com limitações motoras, de mobilidade, de equilíbrio ou em tratamento pós-cirúrgico com sequelas. A manutenção é feita pela Associação Rural de Lençóis Paulista e tem apoio da Prefeitura Municipal.

A preocupação dos responsáveis pelo serviço de equoterapia e dos vereadores é com a manutenção do serviço e com as aulas acontecendo no recinto de exposições, onde há pistas adequadas para a prática da terapia que emprega o cavalo como instrumento de tratamento dos pacientes. As sessões são acompanhadas por equipe multidisciplinar que envolve fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, além do condutor do animal.

A técnica terapêutica da equoterapia é reconhecida no mundo todo por sua eficiência e resultados positivos na vida dos pacientes. “A gente reconhece que é um serviço necessário à população lençoense e que o recinto de exposições é o local adequado para que as aulas aconteçam em boas condições para os pacientes. Nosso esforço é para que, independente de mudanças na realização da Facilpa, a equoterapia continue a ser oferecida naquele espaço e pelo centro Equos Vita, que tem longa experiência na atividade. Além de pistas adequadas à prática da equoterapia, o local é de fácil acesso para os pais levarem seus filhos às sessões semanais com os especialistas”, confirma o vereador Manoel dos Santos Silva, presidente da Câmara e autor do projeto de lei que declara a Associação Equus Vita como entidade de utilidade pública.

Participaram do encontro  os vereadores Manezinho, Nardeli da Silva (vice-presidente), Irani Gorgônio (que convocou a reunião para debater o assunto), Mirna Adriana Justo, Diusaleia Furlan, Luiz Gonzaga da Silva, João Miguel Diegoli, Jucimário Cerqueira dos Santos (Bibaia), Leonardo Henrique de Oliveira (Dudu), Paulo Henrique Victaliano e Francisco de Assis Naves e a equipe técnica da Associação Equus Vita, Juliana Romão Bodo (psicóloga), Vanessa Cimó Coneglian de Góes (fonoaudióloga), Rita Crespilho Bortoletti (fisioterapeuta) e Ana Carolina Aialla Derobio (terapeuta ocupacional). Representando a Prefeitura, participou o secretário de Assistência Social, Ney Goes.

Compartilhar

Comentários

    Nenhum comentário registrado. Seja o primeiro!

Deixar um comentário

Atenção: seu e-mail não será publicado.

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
Por Favor, aguarde...